Quem sou eu como professor aprendiz?
Existe um sentimento de insatisfação em relação aos rumos da escola. Alguns alunos não a vêem mais como um “passaporte para o sucesso na vida.Ao rejeitarem a escola como algo desassociado da sua realidade passam a pressionar e exigir mudanças.
Sabemos que a sociedade está mudando em todos os sentidos atingindo, inclusive, as forma de ensinar e aprender.
Ensinar e aprender são desafios que enfrentamos em todas as épocas, em especial nas mudanças exigidas pela sociedade da informação e pela introdução dos computadores no ambiente escolar que requerem uma nova postura por parte do professor.
E nesse novo contexto, como professora aprendiz é necessário que eu seja criativa, articuladora e principalmente parceira de meus alunos no processo do ensino- aprendizagem. “Como professora aprendiz tenho que me desvincular da idéia de que só eu transmito conhecimento Não posso me sentir a toda “poderosa” e ficar repetindo conceitos, explicando conteúdos que estão distantes da realidade . Perceber as necessidades do aluno, como ele aprende e se desenvolve são fatores importantes. Como professora aprendiz devo superar as dificuldades como oportunidades de superação, conhecimentos, habilidades de comunicação e acima de tudo me interagir. A interação aluno-professor deve fazer parte de minha atitude .
Sendo assim,não posso me amedrontar ante as minhas fragilidades no controle de mudanças. Devo me atualizar buscando cursos , formações, pois eu que ensino ,devo acreditar no que faço e quero ser também ensinada.