Você é Águia ou Galinha ? Autor : Jorge Linhares

  • Senhor, quero ser como uma águia, quero voar acima das nuvens, quero habitar nas alturas,Meu desdejo é ser como desejas que eu seja.Livra-me a mente da mediocridade; liberta-me da visão tacanha,pequena e distorcida que tenho tido de ti até então.Quero vê-lo como tu és; como o Jesus ressurreto, poderoso que o apóstolo João contemplou.Renova a minha visão .Abra-me os olhos para que eu possa contemplar tua beleza e majestade.Eu me declaro livre com o a águia para a glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

domingo, 25 de janeiro de 2009

A atuação do gestor escolar

O gestor escolar desempenha múltiplas funções e atende às demandas diversas que dependem de sua ação gerencial. Deve possuir competências e habilidades que lhe permitem exercer forte liderança para adotar medidas que levem à construção de uma escola efetiva, com base em uma cultura de sucesso,gerenciada no interior da própria escola,aliada, aos princípios de uma gestão participativa e democrática
Segundo (Cury, 2006 p,3) o papel do gestor é o de assumir e liderar a efetivação de uma educação pública de qualidade.
Nesse sentido, a função do gestor no seu papel e a atuação nas decisões sobre a escola deve colaborar com o disposto da LDB, no artigo 5-I e II e se responsabilizar, no mesmo artigo III onde preconiza:
I-recensear a população em idade escolar para o ensino fundamental e os jovens e adultos que a eles não tiverem acesso.
II- fazer-lhe a chamada pública.
O inciso III está diretamente ligado aos gestores da e na escola, pois se trata de :
III - zelar, junto aos pais ou responsáveis pela freqüência à escola;
VII- informar aos pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como a execução de sua proposta pedagógica. As Leis Diretrizes e Bases da Educação Nacional propõem a gestão democrática como nova forma de administração escolar Em seu artigo 14, prevê que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática de ensino público na educação básica, de acordo com as suas particularidades e com os princípios de participação dos profissionais da educação na elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola, da comunidade escolar e local em conselhos escolares. O gestor escolar deve agir como líder pensando no progresso de todos que fazem parte de sua equipe.
A verdadeira Educação democrática se estabelece através do enfrentamento de questões básicas como acesso, a permanência e a gestão democrática articulada a projetos em que a relevância social da educação articula à inclusão de camadas populares a educação pública e gratuita.
O diretor é um líder institucional, até por força das diversificadas atividades que exigem dele a clareza dos objetivos a ser atingida, visão articulada do funcionamento da escola como um todo e a percepção crítica das complexas relações entre educação escolar e sociedade..A gestão é instrumento , uma ferramenta a serviço da melhoria da qualidade de ensino.Contudo, o diretor necessita articular o relacionamento entre professores,alunos e pais no epicentro de todo o trabalho da educação.A gestão do processo educacional,portanto,tem que ser compreendida, acima de tudo, como participante de um processo maior: o de tomar o ensino um ensino efetivamente público.
A Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional propõem a gestão democrática como nova forma de administração escolar. Outro papel de grande relevância na função de gestor é o de administrar conflitos. Para tanto, ele precisa ser mediador e articulador. Ele precisa ser descentralizador. Um gestor autoritário e centralizador em nada contribuem para democratizar as relações de poder no espaço interno e externo da escola. O gestor líder deve estar na unidade escolar, mostrando aos
Alunos, professore, funcionários e pais que se importa com eles.
Um gestor precisa saber ouvir as pessoas, precisa sempre estar presente, ser capaz de garantir a qualidade de ensino, e ser atuante. Nesse sentido, necessita ter motivação, responsabilidade,
Dinamismo, criatividade e capacidade de atender às necessidades mais urgentes. Isso requer um constante aprendizado para atualizar-se e conhecer os processos de capacitação de lideranças educacionais.
Para fim de melhor entendimento, costuma-se classificar a gestão escolar em três áreas, que funcionam interligadas, de modo integrado ou sistêmica:
Gestão Administrativa, Gestão pedagógica e Gestão de recursos humanos.A Gestão pedagógica é o lado mais importante e significativo ,pois cuida de gerir a área educativa propriamente dita.Estabelece objetivos,gerais e específicos para o ensino.Define as linhas de atuação de acordo com os objetivos e o perfil da comunidade e dos alunos.Suas especificidades estão enunciadas no Regimento Interno e no Projeto Político pedagógico .
A gestão Administrativa cuida da parte física e da parte institucional. Suas especificidades estão enunciadas no Projeto Político pedagógico.
A gestão de Recursos humanos é tão importante quanto a gestão pedagógica. A gestão de pessoal, alunos, equipe e comunidade constituem a parte mais sensível de toda a gestão, pois lidar com pessoas e mantê-las trabalhando satisfeita rendendo o máximo em suas atividades, contornar problemas e questões de relacionamento humano fazem da gestão de recursos humanos o fio da balança, quanto ao fracasso ou ao sucesso de toda formulação educacional que se pretenda das consecuções na escola.
Quanto à função do gestor, na atualidade, observa-se como já afirmado, que a realidade do novo contexto educacional exige uma postura bem diferente daquele burocrata centralizador do poder que predominava até bem pouco tempo e que ainda predomina em algumas unidades escolares, apesar dos avanços nessa área. Para que uma escola seja de qualidade é preciso que ela tenha em grau crescente as seguintes características ,pois elas facilitam o processo e a aprendizagem do aluno:


1. A autonomia da gestão.
2. Participação efetiva e pluralismo; os pais se envolvem com as atividades da comunidade escolar.
3. Transparência.
4. Os docentes têm autonomia profissional e assumem responsabilidade pelo êxito ou fracasso, porém é necessária a estabilidade desse profissional.
5. Poucos alunos por professor na sala de aula.
6. A avaliação precisa ser praticada de forma sistemática.
7. É necessário que a escola dispusesse na biblioteca material didático suficiente e de qualidade.
8. É necessário que a escola tenha um ambiente emocional propício à aprendizagem.
9. Todos os docentes necessitam ser tratados com urbanidades.
10. A escola precisa ter prédios bem estruturados.


Portanto, o gestor escolar deve agir como líder, pensando no progresso de todos que fazem parte de uma escola.

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Um comentário:

Unknown disse...

Oi Professora Edna Maria,
Sou Bruna, trabalho na Edelman, agência de comunicação da Jorge Zahar Editor.
Parabéns pelo blog!
Estou passadando para deixar uma dica. Já conhece o site da Zahar (www.zahar.com.br)? Lá você pode encontrar novidades, conhecer os lançamentos da editora, ler sinopse dos livros e, como é professor, você pode fazer um cadastro exclusivo, que te dá desconto na compra de livros e facilidades na entrega. O que acha?
Voltarei mais vezes!
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