Você é Águia ou Galinha ? Autor : Jorge Linhares

  • Senhor, quero ser como uma águia, quero voar acima das nuvens, quero habitar nas alturas,Meu desdejo é ser como desejas que eu seja.Livra-me a mente da mediocridade; liberta-me da visão tacanha,pequena e distorcida que tenho tido de ti até então.Quero vê-lo como tu és; como o Jesus ressurreto, poderoso que o apóstolo João contemplou.Renova a minha visão .Abra-me os olhos para que eu possa contemplar tua beleza e majestade.Eu me declaro livre com o a águia para a glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A Educação como direito:questões envolvidas com base em uma abordagem histórica

Os direitos de 3ª geração (o direito ao desenvolvimento e a autodeterminação dos povos) ao permitir que as pessoas sejam escolarizadas, cria as condições para um melhor exercício de sua cidadania já que estas adquirem ferramentas necessárias para defenderem os demais direitos.Para que o Direito à educação pública seja garantido , e nesse sentido, seguindo Cury, 2006, p.3 ) “o papel do gestor é o de assumir e liderar a efetividade desse direito no âmbito de suas atribuições”. O direito à Educação é uma conquista histórica da humanidade cujo reconhecimento e institucionalização vêm se processando de modo gradual. Suas Origens remontam a Declaração de Direitos do Homem e do cidadão, votada pela Assembléia Nacional Francesa em 1789.No artigo XXIII , a educação constituía privilégios das elites latifundiárias e nessa época o Brasil não tinha povo para lutar por direitos e deles usufruir, porém esses direitos só se concretizam quando as pessoas os exigem.Entretanto, a Constituição do Império Brasileiro em seu artigo 179, garantiu a todos os cidadãos a instrução primária e gratuita ,porém, foi bizarra a utilização feita pela norma legal do ideário em que se baseiam os direitos universais, quando nos tornamos uma nação independente. Nas condições históricas em que a Constituição de 1834 reconheceu a educação como um direito, é óbvias que o que estava em jogo não era a educação de massas. A reprodução da força de trabalho não incluía a escolarização e era a igreja quem se encarregava da transmissão de normas e valores funcionais aos padrões de sociabilidade então existentes. Só em 1948, no Contexto da Declaração Universal dos Direitos do Homem é que a Educação passou a ser reconhecida como um direito internacional. O Direito à Educação inseriu-se, pois, no reconhecimento universal da igualdade humana quando havia terminado a Segunda Guerra Mundial. Revigorando os ideais da Revolução Francesa, a Declaração significou a manifestação histórica de que se constituía no plano mundial o reconhecimento da igualdade, da liberdade e da fraternidade entre os homens como valores supremos. Desde a criação da Declaração Universal dos Direitos do Homem, a ONU tem velado pela reafirmação da Educação como direito de Todos os povos, porém, o analfabetismo ainda continua, sobretudo na África e na Ásia. No ano de 200, 185 governos participaram da Conferência de Educação realizada em Dakar e ali foram repactuados os compromissos em uma Educação para Todos até o ano 2015. Há inúmeras outras iniciativas, também de caráter mundial, voltados para a luta do cumprimento do direito à Educação. O Fórum tem reafirmado não só o direito à Educação, como também, propostas de como exercê-lo. Outro exemplo é a Campanha Global da Educação, a qual, no Brasil, está vinculada à Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Durante o século xx, as sociedades estão determinando um patamar mínimo de anos de escolarização que cada indivíduo deve ter assegurado como direito garantido pelo Estado. Enfim, entendemos a Educação como um direito universal e um bem público que vai para além das etapas de escolarização formal das pessoas, dado que forma uma parte inseparável da vida do cidadão. Por ser uma responsabilidade coletiva que vai para além de ser uma necessidade para emancipação pessoal e coletiva, é preciso da ênfase à dimensão integral do ser humano, à integração entre idéias, sentimentos e valores e só assim, estamos focando a educação como necessidade e direito de todos como Direito.

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